Conheça os passos para se tornar um Cidadão Italiano
O primeiro passo é descobrir se você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana. Em sequência, deve montar a árvore genealógica da sua família para descobrir quem são as pessoas que lhe transmitem o sobrenome italiano. Em seguida você deve encontrar os documentos necessários para desenvolver o processo.
Os documentos necessários para o processo de reconhecimento da cidadania italiana são:
- Certidões de Nascimento e Casamento do italiano ascendente;
- Certidões de Nascimento, Casamento e óbito, quando necessário, dos descendentes diretos do italiano;
- CNN e Códice Fiscale.
Os documentos exigidos para o reconhecimento da cidadania italiana dependem da formação da árvore genealógica de cada família.
Você precisa reunir os documentos que são somente das pessoas que lhe transmitem o sobrenome italiano. Não é necessário apresentar as certidões dos cônjuges (esposas e maridos). Por exemplo:
BISAVÔ (italiano)
- Nascita ou Battesimo (na Itália);
- Casamento ou Matrimonio (no Brasil ou na Itália);
- Óbito (caso seja falecido);
- Certidão de Naturalização (positiva ou negativa).
AVÔ
- Nascimento;
- Casamento;
- Óbito (caso seja falecido).
PAI
- Nascimento;
- Casamento;
- Óbito (caso seja falecido).
FILHO (REQUERENTE – VOCÊ)
- Nascimento;
- Casamento (caso seja casado).
Após reunir a documentação necessária, você deverá viajar para a Itália e a BIAVA CIDADANIA ITALIANA fará todo o processo de forma rápida e descomplicada.
Os requerentes devem reunir todos os documentos e prepará-los: Inteiro teor, sinal público, traduções e legalizações e deve ir à Itália para registrar a residência e solicitar o reconhecimento da cidadania italiana. Uma vez na Itália, os requerentes devem aguardar a visita de um policial para registrar a residência. Após o registro da residência, os requerentes podem solicitar o reconhecimento da cidadania italiana.
Os requerentes devem aguardar a resposta do Consulado Italiano referente à Certidão de Não Renúncia. Esta ao chegar, os requerentes assinam o seu registro de nascimento e/ou casamento (caso sejam casados). Após a conclusão do processo os requerentes poderão solicitar os documentos de identidade italianos (passaporte e carteira de identidade).